NAS CASAS DE CANDOMBLÉ ANGOLA SÃO CULTUADAS AS DIVIDADES,OS INKIsiS QUE SÃO ENCARNAÇÕES DE FORÇAS NATURAIS; CADA INKICE É DOTADO DE PODERES ESPECIFICOS E CARACTERISTICAS DE TEPERAMEMTOS PRÓPRIAS, QUE SE REFLETEM NA CONDUTA DE SEUS FILHOS .

NKISIS:

NJILA

INKOSSI:

MUTAKALAMBÕ

kabila

Gongonbira

KATENDÊ

NZAZE

KAVUNGO

KAFUNGÊ

kIGONGO

Nsumbo

KITEMPO

HOGONRÔ

MATAMBA

Bamburucena

KAYANGO

DANDALUNGA

kISIMBE

MIKAIA

ZUMBARA

VUNJI

LEMBA

kASUTÉ

O QUE CADA INKIsi REPRESENTA!

Senhor dos caminhos e das encruzilhadas, comandante das portas e portões, Injila juntamente com Inkossi é o senhor da guerra, luta, é acima de tudo da defesa!Ele é a verdadeira ligação do mundo material com o mundo espiritual.

Símbolo: simbolizado por um bastão que lembra o órgão sexual masculino.

Saudação: kiua nganga pambu njila(viva o senhor dos caminhos).

Dia da semana: segunda-feira.

Elementos:principal elemento fogo.

Caminhos desse inkisi:Aluvaia, Mavanbo,Mavilê,Katiça,Nagarita,Kolodina,Mavu-vuru.

Inkossi senhor do ferro e de todos aqueles que usam esse metal; também inkissi da guerra, luta ,vencedor de demandas.Esse inkisi e conhecido também pelo poder da inteligência por ele ser o senhor da tecnologia!

Símbolo:espada

Dia da semana: terça- feira

Saudação: luna kunbanga muêto kossi ê(áquele que briga por nós)

Elemento: ferro

Caminhos desse inkisi: Roxi Mucumbi, Inkossi Kalunga,Inkosi Rya Lê,Roxi Mavambo.

Mutalambô está relacionado como a divindade da caça, responsável pela abundância de alimentos ele é o Inkisi da fartura sendo também o Inkisi guardião das matas.Inkosi inkisi dos caminhos Mutalambô inkisi responsável em mostra o caminho certo!

Símbolo: arco e flecha.

Dia da semana: quinta- feira.

Saudação: Burungunzo duilo(caçador do ceú).

Elemento: matas ou florestas.

Caminhos desse inkisi:Gongombira, kabila, Mutalambô,Burungunzo,Lambaranguagi.

Inkisi das folhas dono das matas.Katendê na liturgia bantu é o mestre do poder curativo que proporciona força vital;sem esse inkisi não e possível realizar nenhum ritual no candomblé.Pois sem folha não a Inkisi.

símbolo:um leque de folha com formato de lanças com um pássaro no meio.

Dia da semana:quinta- feira

Saudação: kisaba kisambuka(folha sagrada)

Elemento: folha

Nzaze é o inkisi das pedreiras, raios e trovão.Também conhecido como senhor da justiça,ele é o inkisi que gera o poder político, gosta de generosidade; é monarca por natureza por isso é chamado de rei.

Símbolo:machado duplo

Dia da semana:quarta- feira

Saudação: kiua manekenã usoba nzaji(viva o rei dos raios! )

Elemento:fogo,pedra.

Esse inkisi é responsável pelo tempo de forma geral ou seja ele é o próprio tempo.Kidembo ou Tempo representa as mudanças climáticas, as estações do ano , as horas minutos e segundos;o rei da nação Angola é representado em unzós por um mastro com uma bandeira branca, que simboliza a aliança de Zambi com os humanos. 

 Símbolo:escada,grelha ,e gameleira branca

Dia da semana:terça -feira

Saudação:Erô tempo, também zara tempo(gloria tempo)

Elemento:ar,atmosfera

Caminhos desse inkisi:Mavula,Muilo,Amuraxo,kafuso

 

Kavungo é o inkisi da terra, guerreiro, lutador, sábio e feiticeiro. O senhor dos organismos, a ele devemos nossa saúde, pois ele cura todas as doenças seja ela interna ou externas!Pertence a ele a regência dos cemitérios, pois ele vai busca todos desencarnados; também conhecido como senhor das camadas internas da terra o nosso solo (intôtô) pra onde todos nós iremos.

símbolo:feixe de palha,também a própria palha da costa.

Dia da semana:segunda -feira

Saudação: tateto matemba sakala oiza dixibe( pai da ráfia está chegando silencio).

Elementos: terra.

Caminhos desse inkisi:kavungo, kafungê, Insumbo, kingongo.

 

Hangonrô o senhor do arco-íris, o senhor domador das cobras; com uma dupla personalidade ele e o inkise das coisas opostas, por exemplo: bem, mal; noite, dia. Sua principal função é dirigir as forças que produz movimento, ação e transformação.

Símbolo: cobra.

Dia da semana: quinta feira

Saudação: nganga angonrô kiambote(o belo senhor do arco-iris)

Elemento: água, arco-íris.

Caminhos desse inkisi:são suas personalidade dupla: masculina_Angonrô;feminina_Angonrômeia

A senhora dos ventos e das tempestades esta ligada a eletricidade dos raios. Filha do fogo Matamba junto com o inkisi Nzaze  representa este elemento, também esta associada a água pois fogo e água também são os responsáveis pelas tempestades. Ela é também inkisiane dos mortos regente dos cemitérios junto com o inkisi  kavungo.

Símbolo: espada, xifre de bufalo.

Saudação: Mameto mukua ita Matamba(a grande mãe guerreira).

Dia da semana: quarta- feira

Elemento: água, fogo

Caminhos desse inkisi: Matamba, Bamburucena, kaiango.

 

 

Dandalunga mãe da água doce, senhora das canduras e da meiguice, dona do latão  amarelo e ouro inkisiane da prosperidade, riqueza esta ligada ao desenvolvimento e fertilidade.

Símbolo: espelho em forma de leque dourado.

Dia da semana: sábado

Saudação: mameto amaza oike(mãe da água doce)

Elemento: água

Caminhos desse inkisi: Ndandalunda,kisimbe Ouro d´Samba.

 

 

Esta é a inkisiane conhecida como majestade dos mares, Mikaia senhora dos oceanos regente das águas salgada, considerada como mãe de todos inkisis; protetora dos lares e das famílias.

Símbolo: Espelho em forma de leque prateado.

Dia da semana: Sábado

Saudação: Mameto ia kalunga(a mãe do mar).

Elementos: Àgua

 

Zumbara é a inkisiane do princípio meio e fim, ela é a mãe do poder dos que vencem a morte.Na liturgia bantu existe um portal entre o mundo material e espiritual: a morte. Zumbara é a geradora da morte, mãe da lama de onde todos os seres humanos vieram.

Símbolo: cetro de palha com búzio.

Dia da semana: terça-feira

Saudação: mameto ixi onoka(mãe da terra molhada)

Elementos: água, terra

É o inkisi que rege a alegria, inocência, ingenuidade da criança; Vungi a entidade criança divindade das brincadeiras assim como Njila ele esta presente em todos rituais que seja diretamente para os inkisis.

Símbolo: Criança.

Dia da semana: domingo.

Saudação: Vungi pafundi(vungi feliz).

Elemento: Tudo que nasce, justiça.

 

Lemba o mais importante dos inkisis, foi o primeiro a ser criado por Zambi o Deus supremo. Representa o céu o principio de tudo, ele é encarregado de toma conta do mundo. Equilíbrio positivo do universo. É o pai da paz da fraternidade, união entre todos.

Símbolo: espada, cajado, pilão.  

Dia da semana: sexta- feira

Saudação: kala ipi!kuiza lemba dilê pembilê(calados ai vem o senhor da paz eu te saúdo)

Elemento: ar, água, atmosfera

Caminhos desse inkisilemba kassuté,lemba dilê  , lemba nganga ,lemba kakurukaia.

 

As características   dos filhos de cada Inkisi!

 

Os filhos de Injila:são pessoas muito fácil de ser reconhecida por ter  característica parecida com a dos filhos de inkossi.geralmente são pessoas  alegre, violentas,brincalhões ate demais da conta em algumas vezes;os filhos de injila gosta de curti a vida são gulosos e  muito inteligentes.Os filhos desse inkisi tem que ter muito  cuidado com as coisa que leva o vicio.

Os filhos de Inkossi :são pessoas dinâmicas, honestas, responsáveis, procurando sempre fazer o melhor naquilo que lhe é confiado. Têm tendência ao alcoolismo e devem ter cuidado para não se tornarem alcoólicos. Pessoas de gênio forte beirando as raias da violência.
Se envolvem facilmente em brigas e demandas, quando são contrariados.

Os filhos de Mutakalambô: estão sempre em atividade. Não gostam de ver ninguém mal e lutam pelo bem estar de todos. São fartos, generosos, desconfiados e dotados de uma incrível velocidade de raciocínio, o que os levam a tomarem muitas decisões precipitadas, das quais, geralmente, logo se arrependem.

Os filhos de Katendê:são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que as suas simpatias ou antipatias interfiram nas suas opiniões sobre os outros. Controlam perfeitamente os seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais nas suas decisões.

Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Nzazi têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora nunca estejam sós, a solidão é um de seus estigmas

Os filhos de kavungo: são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais pessimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. Às vezes, são doces, mas geralmente possui manias de velho, como a rabugice.

Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planearam. Não são do tipo que levam desaforo para casa e se sentirem ofendidos responde no ato, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.

Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas; são lentos, exigentes e reclamam de tudo.

São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de kafungo são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm vários, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestáveis e trabalhadores. São amigos de verdade.

 

Os filhos de kitempo: são tidos como eloqüentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.

Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem.Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente. 

Os filhos de Angonrô :tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo na sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.

São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Muda de repente da água para o vinho, assim como Angonrô, o Grande Deus do Movimento. 

Para os filhos de Matamba, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas, tudo para elas é festa,mas na hora do serio é com eles mesmo. Escolhem os seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.

O seu comportamento pode ser explosivo, como uma tempestade, ou calmo, como uma brisa de fim de tarde. Só uma coisa o tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte: batem em qualquer um, crescem no corpo e na raiva, matam se for preciso.

Os filhos de Ndandalunga :

São pessoas dóceis, porém

Difíceis de lidar. Magoam-se facilmente com as coisas que lhes desagradam, devido a da imensa sensibilidade que possuem. Tentam esquecer, mas não perdoam. O "ciúme" é
constante em suas vidas, não se refletindo só na vida amorosa, mas também nas amizades e em todo e qualquer tipo de relacionamento.Os pés e a barriga são as partes do corpo que lhes trazem constantes problemas. São pessoas de sorte e
costumam concluir muitos dos seus projetos.

Os filhos de Mikaia :São imponentes, majestosos e belos, calmos, sensuais, fecundos, cheios de dignidade e dotados de irresistível fascínio (o canto da sereia). São voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justos mais formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérios. Sem possuírem a vaidade  Dandalunga gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Eles têm tendência à vida suntuosa, mesmo se as possibilidades do quotidiano não lhes permitem um tal fausto.

Os filhos de Zunbara: são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento das suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Zunbara parecem  ter a eternidade à sua frente para acabar os seus afazeres; gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Os filhos de Lemba Kasuté:  É habitualmente alto e robusto, mas não é agressivo nem brutal. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador e brincalhão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhoso, sedento de feitos gloriosos, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época.  Lemba kasuté Ele é o nascente.

Os filhos de Lemba kakurukaia: é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade; são muito calmos e tem alguns aspectos de velhice. Lemba Kakurukaia é o poente.