CARGOS NA NAÇÃO ANGOLA

MAMETO DE INKICE: MÃE DE SANTO

TATETO DE INKICE: PAI DE SANTO

TATETO NDENGUÊ:PAI PEQUENO

MAMETO NDENGÊ:MÃE PEQUENA

KUTALA:ERDEIRO DO TRONO

TATA GONGA(TATA LUNBIDO): GUADIÃO DAS CHAVES PESSOA DE CONFIANÇA DE GRADE RESPONSSABILIDADE.

TATA POKO :HOMEM RESPONÇAVEL PELOS SACRIFICIL DE ANIMAIS NÃO HUMANO.

TATA GUNZELÊ: HOMEM RESPONÇAVEL PELA RECEPIÇÃO E VIGIAR O BARRACÃO.

HERAQUIA TOMBENCI:

A historia do candomblé Angola no Brasil esta ligada  diretamente a uma mulher de grande importância para a religião de matriz afro-bantu.                                                                                                                                                                                                           MARIA GENOVEVA DO BONFIM (MARIA NENEM) [Mem’etu Tuenda Dia Nzambi] – Nasceu em 1865 (RS) e faleceu em 1945 (BA), foi iniciada no TERREIRO TUMBENSI(matriz de importantes casas de angola da Bahia).

"kisanga plantou a sua semente a rama secou mas a luz é recente"

Uma dessas sementes foi mameto Kizunguirá   conhecida popularmente como “mãe Maçu" ;que foi iniciada no candomblé mesmo antes de vir ao mundo na barriga de sua mãe, ela com um grande problema de saúde entregou sua a filha que estava na barriga a Ajagunã,Kavungo na nação Angola.

Com  quatro anos foi iniciada na nação jêje,raspada  com Ajagunã.Em 1920 seu santo foi ao barro(bolou)na casa de "Maria Neném"Tuenda de Nzambi Ajagunã na verdade não era o dono de seu mutuê mais sim o Vundu que redia asua saúde, tateto Zazi sim era o inkisi do seu mutuê.Ela era matriarca do Terreiro de Santa Luzia Tombenci Filho  fé e razão cá ti espero. kizunguirá era uma pessoa muito boa, de grande respeito e sabedoria estrema, rigorosa e um pouco rude assim afirma o próprio Sr Juraci  Passinho ,filho de Dandalunga patriarca do Unzó kuna Inkisi Tombenci Malaula fundado no ano de 1975.

Tata Passinho tem uma historia parecida com a de mameto Kaumbelê, ambos era da mesma nação, depois foram pro angola. O Terreiro da Pedra Branca Aldeia do Ecutá que Muclaria que Muclariaci da nação do amuraxo  que tinha como representante ou  matriarca mameto Aruacamba que tinha o nome civil de Ana Vitoria conhecida popularmente como (Vitoria preta) que também tinha como regente tateto Zaze, era avó de santo de mameto Kaumbelê ,pois tata Passinho era irmão de santo do Sr. Milton Magalhães.  Tata Kambainda ou  Pai Passinho foi iniciado na nação amuraxo com 16 anos no ano de 1950, hoje com 60 anos de santo e 76 de idade vive em Salvador Bahia com sua família,  em um palácio conhecido como "cascata de oxum". De onde nasceram vários bisnetos Tombenci bisneto.   

Em memoria:Mameto Kizunguirá entregando deka ao um filho